terça-feira, 30 de abril de 2013

Seminário no DNOCS propõe integrar conhecimento sobre a seca e participação dos movimentos sociais




Seminário no DNOCS propõe integrar conhecimento sobre a seca e participação dos movimentos sociais

Propostas de integração das tecnologias do DNOCS, Codevasf, Embrapa, BNB, Funceme, Asbraer e outros órgãos com as entidades do movimento social deram a tônica do Seminário “Os Problemas e as Alternativas de Convivência com a Seca no Semiárido”, realizado nesta sexta-feira na sede do Departamento, em Fortaleza. O evento, realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal, por iniciativa do deputado Afonso Florence e outros, colheu contribuições para o projeto de reestruturação do órgão.


O diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes, manifestou na ocasião a sua convicção de que até agosto o projeto de reestruturação estará aprovado, de modo a permitir a abertura de concurso em 2014 para contratação de novos quadros ainda no primeiro semestre do próximo ano. O deputado Ariosto Holanda, que no evento representou o deputado Afonso Floresce, informou ter sido instalado quarta-feira, no Ministério da Integração Nacional, o grupo de trabalho com integrantes da Associação de Servidores do DNOCS (Assecas), do próprio Ministério e parlamentares da bancada federal para trabalhar na unificação das propostas de reestruturação.

A voz dos movimentos sociais se fez ouvir por Alexandre Nunes, da Articulação do Semiárido (ASA), José Milião, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece) e Auri Júnior, coordenador geral da Federação da Agricultura Familiar (Fetraf). Os três líderes foram unânimes na defesa da cisterna de placa, por considerarem a tecnologia de implantação participativa superior à cisterna de polietileno.

O evento contou com a participação da assessora de Gestão Estratégica da Codevasf, Karla Yoshida Arns; do chefe-geral da Embrapa Caprinos, Evandro Vasconcelos de Holanda Júnior; do coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica do DNOCS, José Alberto de Almeida; do superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do BNB, Francisco José Araújo Bezerra; do presidente da Assecas, Roberto Morse de Souza e de Meiry Sayuri Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), que representou o Instituto Nacionl de Meteorologia (Inmet).

O grupo de trabalho fará uma adequação da proposta do Ministério da Integração Nacional à da Assecas, com definição de organograma, quadro de pessoal e detalhamento com prazo de conclusão até 30 de maio. O deputado sugeriu criar ao lado da autarquia um instituto ou organização social para dar suporte aos estudos e pesquisa do DNOCS, com agilidade e flexibilidade nos moldes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A bancada federal, segundo o deputado, referendou uma proposta de ação para convivência com a seca centrada no preenchimento dos vazios hídricos com açudes e adutoras, a ampliação dos perímetros de irrigados, ação de capacitação profissional com a instalação de uma rede de Centros Vocacionais Tecnológicos nos estados e o projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional.

Alexandre Nunes, da ASA, defendeu o uso de tecnologias sociais, pequenas intervenções localizadas, em vez de grande obras. O coordenador da Fetraf, por sua vez, sugeriu a construção de políticas pública de convivência sustentável no semiárido com inclusão produtiva, democratização do acesso à água, acesso à terra e reglarização fundiária.

 
Auri Júnior defendeu o fortalecimento da extensão nas universidade e a indução de pesquisas para agricultura familiar com mais recursos através de editais. O coordenador propos a construção de um programa de formação profissional para o semiárido priorizando a juventude, uma vez que, segundo ele, “o olhar da Universidade é outro”. A proposta da Fetraef inclui ainda a realização de um programa massivo de educação ambiental com foco no uso da água, produção de sementes, preservação e conservação dos mananciais e fontes, recuperação de áreas degradadas e enfrentamento da desertificação.


A pesquisa e a extensão rural, disse Auri Júnior, devem estar integradas na política de convivência com o semiárido, ao defender ainda a criação de mecanismos para controle social da assistência técnica desde o momento do planejamento. Propôs trabalhar a pesquisa, tecnologia e a extensão em conjunto, planejando territorialmente. José Militão, da Fetraece, defendeu a recuperação dos perímetros de irrigação, a realização de concurso público para o DNOCS, a gestão do órgão com a participação dos movimentos sociais e a inclusão de recursos para manutenção no orçamento para as obras.

O presidente da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito, informou que a presidente Dilma Roussef, no lançamento do próximo Plano Safra, vai anunciar a criação de uma entidade nacional de extensão rural. O dirigente da Asbrae defendeu a instalação de um ponto de água em todas as residências no campo, a exemplo do programa Luz para Todos, para abastecimento humano e pequena produção, e a necessidade de criar uma classé média rural.

Douglas Augusto Pinto Júnior, do DNOCS, nos debates, criticou a ausência de recursos para obras pequenas no orçamento do DNOCS, e defendeu a inclusão na nova estrutura do Departamento, uma vez que, segundo ele, a parte pequena e socialmente importante nunca foi tão necessária como hoje.

Meiry Sakamoto explicou a influência dos oceanos Pacífico e Atlântico na formação da estação de chuvas no Nordeste e confirmou o prognóstico de precipitações abaixo da média histórica este ano, conforme indicado também em modelos matemáticos. Segundo ela, a seca tem sido tratada numa perspectiva de gerenciamento de crise mas deve investir para adotar um sistema de alerta precoce. 


FONTE : DNOCS

sexta-feira, 19 de abril de 2013

FETRAF CEARA /CUT TEM NOVA DIREÇÃO



Com o lema FORTALECER, ORGANIZAR VIVA AGRICULTURA FAMILIAR os delegados e delegadas do I CONGRESSO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO CEARÁ elegeram e deram posse na tarde desta quinta feira, dia 18 de abril a DIREÇÃO EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA federação dos trabalhadores na agricultura familiar do ceará – FETRAF CEARA/CUT 

Na tarde do dia 18, (quinta feira) a comissão eleitoral, composta por Antonio Soares Presidente da Associação dos Educadores Populares e membro do SINTRAF DO Baixo Jaguaribe; da senhora Cristiane Braga advogada do movimento e atualmente Vice Prefeita de Baturité, e a companheira Edilene do SINTRAF DE BATURITÉ foi eleita e empossada para conduzir o processo eleitoral.


Após balanços, debate foi apresentado uma chapa composta pelos agricultores e agricultoras delegados e delegados no congresso representantes dos SINTRAFs de todas as regiões do Ceara.

O plenário, após debate, votou e a Comissão eleitoral deu posse a Nova Direção Executiva e Conselho Fiscal para o quadriênio abril 2013 /abril de 2017.

A Direção Executiva tem a seguinte composição: Coordenador Geral - Auri Junior / Coordenador da Secretaria de Gestão e Finanças - Antonio Cesar / Coordenador da Secretaria Geral e Comunicação - Denis Osterne / Coordenador de Organização da Produção e Sócio Economia Solidaria - Arly Cordeiro/ Coordenador de Juventude- Marcelo Augusto/ Coordenadora de Mulheres - Rosa Potiguar / Coordenador de política Agrária – Francisco Cipriano / Coordenador de Políticas Sociais - Arimateia de Sousa Anselmo / Coordenador de Habitação - Fabiano Sousa.

Auri Junior, eleito para o segundo mandado, agradeceu aos companheiros (as), cumprimentou todos os membros da Direção e chamou para o trabalho em equipe, defendendo unidade de projeto, pautado nos princípios fetrafianos-cultistas. Com a palavra de ordem FORTALECER, ORGANIZAR VIVA A AGRICULTURA FAMILIAR chamou todos e todas para com muita firmeza continuar no debate da construção do projeto de desenvolvimento que queremos para agricultura familiar em nosso estado. Que supere de vez a extrema pobreza no campo, acabe com a violência e efetive uma política publica de convivência com o semi árido.

 Arimateia Anselmo, ao avaliar a positividade co congresso, chamou os trabalhadores e trabalhadores para com unidade de luta, de projeto de ação possam fortalecer a construção do sistema FETRAF no Ceara com liberdade e autônima. Com foco objetivo na construção de melhores condições de vida para os agricultores e agricultoras familiares.

Após a pose diversas lideranças e parceiros se pronunciaram, e em clima de muita alegria, com olhar determinado nesta construção foi encerado o I CONGRESSO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR NO CEARÁ.  

FETRAF CEARA/CUT realiza I Congresso Estadual da Agricultura Familiar do Ceará.



Fortalecer a organização e interferir na construção de uma política publica permanente de convivência com o semi-árido foi palavra de ordem durante todo congresso.


Na manha desta, quinta feira 18 de abril, no Mosteiro dos Jesuítas/Baturité-CE foi aberto I CONGRESSO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO CEARÁ, sistematizando um processo organizativo de mais de um ano de muito debate, reuniões, plenárias nas diversas regiões do estado.

Os temas: liberdade e autonomia, sustentabilidade, saúde e educação, transporte e mobilidade, desenvolvimento e convivência com o semi árido nortearam os debates, com foco na construção do plano de ação e de lutas da federação para o próximo período.

- Desenvolvimento sustentável, estabilidade econômica e convivência com o semi-árido foi tema prioritário no debate, considerando a necessidade de avançarmos na construção de políticas publicas efetivas de convivência com nossa região semi- Árida.

Organização sindical, liberdade e autonomia, também debatido com prioridade, haja vista a necessidade de fortalecer uma organização sindical autônoma, construída no chão da base de unidade de produção pautada de fato nos  princípios cultistas, capaz de interferir intransigentemente na construção do modelo de desenvolvimento estadual que supere de vez a pobreza extrema, a violência , dentre outros quadros cruciais para um novo Ceará – JUSTO , SOLIDÁRIO E SUSTENTÁVEL .


Fortalecer a organização e interferir na construção de uma política publica permanente de convivência com o semi-árido foi palavra de ordem durante todo congresso.Os grupos de trabalhos aprofundaram a discussão e reflexão a partir da tese política, culminando na aprovação do plano de ação e de lutas para o próximo período da FETRAF no Ceara.

Para Auri Junior, Coordenador Geral da FETRAF CEARA o congresso é valioso para categoria, sendo uma atividade pedagógica de elaboração, avaliação e reflexão  necessária para que as lideranças da agricultura familiar possa avançar no debate, e fortalecer a organização e tira sua diretriz política de ação .
Celso Ludwig avaliou a atividade com significativa, e importante para o fortalecimento do sistema FETRAF no Ceara. Que tem e deve ter sempre a missão de propor, construir alternativas de melhores condições de vida para o agricultor e agricultora que estar La na base.

Já João Santos articulador da FETRAF na Região Nordeste, parabenizou pelo evento, e avaliou a importância do debate com foco na construção de uma política publica permanente de convivência com o semi-árido como crucial , especialmente neste momento de seca. Ressaltando que este debate deve ser permanente  nesta construção .

A Solenidade de abertura contou com a presença do Secretario de Cultura do Ceara, Deputado Francisco Pinheiro, do Deputado Estadual Antonio Carlos, do Senhor Assis Ferreira, representando a Superintendência do BNB no ceará, do Coordenador de Habitação da FETRAF Brasil , Celso Ludwig , e do Articulador da FETRAF na região Nordeste o pernambucano João Santos , alem de vereadores da base da FETRAF, Lideranças comunitárias e parceiros .

Mantida previsão de maior probabilidade de chuvas abaixo do normal no Ceará | O POVO

Mantida previsão de maior probabilidade de chuvas abaixo do normal no Ceará | O POVO

segunda-feira, 15 de abril de 2013

FETRAF CEARA/CUT CHAMA SEU PRIMEIRO CONGRESSO ESTADUAL









A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR DO CEARÁ - FETRAF CEARA/CUT  realiza durante os dias 17 e 18 de abril na cidade de Baturité CE o I CONGRESSO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO CEARÁ sendo um espaço de preposição, reflexão  e elaboração dos agricultores e agricultoras organizados no sistema FETRAF/CUT no Ceará. 


O evento é resultado de uma agenda extensa, realizada por meio de grupos de estudos, de elaboração, plenárias  municipais, regionais e estaduais .  Nos condicionando a afirmar aqui, os muitos avanços que a agricultura familiar tem tido especialmente nesta ultima década.   Avançamos tanto em reconhecimento, como na instituição de politicas públicas, na criação de programas que foram e são importantes na inclusão dos agricultores e agricultoras familiares.

Contudo percebemos que muito ainda precisa ser mudado. considerando que somos o terceiro estado mais pobre do Brasil , com um pobreza extrema , de perfil jovem, analfabeta e concentrada na zona rural. Ainda estamos sendo assolados pela maior seca dos últimos 50 anos , registrando perdas superior a 78% de toda a produção.

Com um olhar fixos nestes quadros, propomos a parti de dois eixos centrais fazer uma profunda reflexão do processo econômico e produtivo do nosso estado, e indo alem do ponto renda, nos desafiamos a ser participes efetivos na construção de uma politica publica permanente de convivência com o semiárido e na afirmação da organização dos trabalhadores com autonomia e liberdade, na certeza de sermos sempre intransigentes, determinados na construção do ainda tao utópico desenvolvimento rural sustentável e solidário

domingo, 14 de abril de 2013

FETRAF CEARA ENTREGA PAUTA SECA AO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL


Na manha desta sexta feira dia 12 de abril, Auri Júnior, Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Ceara – FETRAF CEARA/CUT entregou ao Senhor Alexandre Navarro Secretario Executivo do Ministério da Integração Nacional o documento Pauta seca 2012 com o conjunto de preposições e reivindicações dos agricultores e agricultoras familiares para conviver com a seca com dignidade e sustentabilidade.
 Vale resaltar que esta seca já é a maior do ultimo 50 anos, e as perdas medias já passa dos 78% da produção. Conforme os dados meteorológicos oficiais a continuidade deste período já é uma realidade.
Diante destes quadros, a FETRAF CEARA/CUT vem defendendo dois eixos principais. Primeiro. Agilidade e eficiência nas ações emergenciais, elas precisão chegar à ponta com mais rapidez. Principalmente a questão da ração para socorrer o rebanho, e ampliação dos programas de acesso à água de beber. Em segundo defendemos a construção de uma política publica permanente de convivência com o semiárido. E nestes aspectos reafirmamos aqui a necessidade de reestruturação dos órgãos regionais como DENOCS e SUDENE, resalvando que esta construção deve passar pelo amplo processo de debate com os agricultores (as) familiares, os Assentados (as), Atingidos por barragens e camponeses do conjunto dos movimentos sociais.
A expectativa da FETRAF CEARA é construir agenda com o Ministério da Integração para negociar a pauta. A FETRAF CEARA/CUT pretende avançar as negociações com outras instâncias de governo  de modo especial neste momento de preparação da III jornada estadual de lutas da agricultura familiar e reforma agrária.
Fortaleza –CE – 12 abril de 2013.

FETRAF CEARA/CUT REALIZA PLENARIA REGIONAL E DEBATE TEMA DA SECA













A FETRAF CEARÁ/CUT por meio dos sindicatos da agricultura familiar da região Centro sul, Vale do salgado e Cariri norte realizaram neste sexta feira, 05 de abril, plenária regional, preparatória para o I Congresso estadual da agricultura familiar – I CEAF/CE Que acontece ainda neste mês d abril, nos dias 17 e 18 na cidade de Baturité/CE.

Dentro da abordagem da tese do I CEAF/CE a região deu ênfase ao tema da seca, destacando pontos emergentes, como a situação do milho da Conab, que tem tido dificuldade de chegar à região e aos agricultores e o acesso ao credito de emergia que precisa acontecer com mais celeridade. Alem de agilidade nas políticas emergenciais os agricultores também defendem a necessidade de construir uma política publica de convivência com o semiárido que seja permanente uma vez que pelos menos a cada 10 anos temos uma estiagem no nordeste.
Denis Osterne, Vereador de Jucás e Coordenador regional da FETRAF, avaliou de forma positiva a plenária, enfatizando que atividades desta natureza precisa continuar acontecendo na perspectiva de avançar nas negociações e debate que efetivem melhorias para os agricultores (as) neste momento de seca, principalmente no que toca a viabilização das ações emergenciais, destacando a ração animal e credito de emergência.
Auri Junior Coordenador da FETRAF CEARA também destacou a necessidade de avançar com as negociações com os governos para atender as demandas dos agricultores e agricultoras, e avaliou o debate muito positivo e necessário nesta construção que a FETRAF se propõe para junto com o conjunto dos movimentos sociais pautarem uma política permanente de convivência.
Durante toda a tarde o conjunto de dirigentes sindicais da região esteve reunido tratando as metas, visando à participação no congresso e preparação da III Jornada estadual de da agricultura familiar.
O evento reuniu mais de 600 agricultores e agricultoras da região, destacado a presença das lideranças comunitárias, da Gerencia do Banco do nordeste, representado pelo Dr. Rivonio, da Defesa civil pelo Tenente Iram, do Secretario de cultura do Governo do estado do Ceara, Deputado Francisco Pinheiro, Vereadores da região, Luiz de Várzea alegre e Denis Osterner de Jucás e Senhora Aila Presidenta da Câmara de Jucás, além de representantes da Ematerce, Igreja, e Secretários municipais.

FETRAF CEARÁ/CUT ENTRAGA PAUTA SECA AO MDA



Na tarde desta terça feira, 02 de abril, uma comissão de agricultores representantes da Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar do Estado do Ceará – FETRAF CEARA/CUT entregou ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas o documento Pauta seca 2012 com as reivindicações e preposições dos agricultores (as) familiares para conviver com os efeitos da seca. Sendo esta a maior dos últimos 50 anos. Conforme as estatísticas atuais as perdas medias já passa dos 78% (setenta e oito por cento) e ainda de acordo com as previsões climáticas oficiais a continuidade do período já uma realidade.
A FETRAF CEARA CUT defende dois pontos estratégicos.  Primeiro neste momento de grande complexidade é preciso garantir renda, acesso à água potável e comida para o rebanho. Para tanto defendemos a extensão do seguro desemprego aos agricultores familiares por entendermos que é um programa que já estar pronto e vai garantir renda necessária para os agricultores manter o que conquistou com tanta luta; A ampliação do programa de acesso à água de beber deve ir alem dos carros pipas e perfurações de poços mais avançar a partir de outras tecnologias sociais que viabilizem o acesso e a agilidade no programa do milho da CONAB, para que o alimento chegue ao rebanho. Em segundo defendemos a construção de uma política publica permanente de convivência com o semiárido, pois não podemos conter a seca mais conviver com ela, e os dias atuais pede soluções cada vez mais sustentáveis que possibilite permanecer com dignidade no campo sem retroceder ao marasmo do atraso histórico.
Para Auri Junior, Coordenador geral da FETRAF CEARA/CUT a ampliação do debate com o conjunto dos movimentos sociais é essencial nessa construção que vá alem das medidas emergências mais que efetive uma política publica permanente de convivência, reestruturando órgãos estratégicos para região como DNOCS, SUDENE, intervindo em órgãos como BNB, CONAB é essencial para que ações cheguem à ponta onde o trabalhador (a) esta com mais eficiência. Elem de que este novo processo precisa dialogar cada vez mais com as realidades locais, priorizando a inclusão definitiva de públicos como a juventude e as mulheres. Fundamentais no projeto alternativo de desenvolvimento que priorize um semiárido sustentável e solidário.
O Ministro, Pepe Vargas mostrou-se sensível à situação, comprometendo a estudar a pauta, e nossa expectativa é uma agenda de negociação com o ministério para que possamos avançar com as negociações de convivência com a seca. A FETRAF CEARA/CUT  pretende avançar as negociações com outras instâncias de governo  de modo especial neste momento de preparação da III jornada estadual de lutas da agricultura familiar e reforma agrária.
Fortaleza –CE – 02 abril de 2013

Últimas notícias