quarta-feira, 18 de março de 2015

FETRAF CEARA/CUT entrega pauta ao governo.


‘’Reivindicamos que o governo adquira 12 perfuratrizes para garantir o abastecimento emergencial de água. Pedimos uma ação estatal enérgica eficiente e urgente que garanta direitos e viabilize a retomada da produção. ’’



Na manhã de hoje (17/03) o Secretario Chefe do Gabinete do Governador do Ceará Elcio Batista recebeu em Audiência a Pauta de reivindicações da V Jornada estadual de lutas da agricultura familiar e reforma agrária. 

A Pauta construída por meio do amplo debate nos sindicatos e associações sindicais sistematiza o acumulo das reivindicações em dois eixos centrais. O primeiro trata da questão da seca que assola nosso estado nos últimos quatro anos. Neste os agricultores reivindicam uma ação estatal urgente e enérgica.  Pedem a que o governo adquira (12) doze novas perfuratrizes para garantir emergencialmente o abastecimento de água para as pessoas e para o rebanho.  Defendem ainda que o governo estruture uma ação planejada com vistas à retomada da produção. No segundo eixo propõe e reivindica a prioridade de ações do estado voltadas a garantia de direitos básicos de cidadania dos trabalhadores. Priorizando os temas da segurança publica saúde, educação e transporte mobilidade.
Para o Presidente do SINTRAF de Várzea Alegre o Vereador Luiz Souza é fundamental que o governo priorize a questão da água. Que garanta o abastecimento de água potável nas comunidades para consumo humano e animal. Defende a garantia do abastecimento do milho da Conab na região e pontua finalmente mais eficiência nas ações regionais.

O Vereador Denis Osternes Coordenador do SINTRAF de Jucás defendeu uma ação urgente para a garantia de segurança pública no maio rural. Cada vez mais as drogas ilícitas tomam conta de nosso interior, assustando as pessoas e desestruturando as famílias, pensar uma ação enérgica de inteligência para cobater as drogas ilícitas é crucial nesse momento. Pontuou o Vereador.

Para Fabiano Souza do município de Itapipoca é fundamental que o governo mantenha o dialogo com os trabalhadores, construindo ações coletivas e pactuadas com as comunidades. Garantir mecanismos, ações que incentive o homem a permanecer no campo com dignidade. Assegurar direitos e estruturar ações que reduza as percam é fundamental neste momento. Explicou.

Auri Junior Coordenador geral da FETRAF CEARA/CUT avaliou a Audiência como muita positiva e rica do ponto de vista do dialogo. Espera que nos próximos quinze dias possam esta reunindo com os Secretários de segurança, saúde, educação e desenvolvimento agrário para tratar os pontos da pauta. A expectativa é que o governador Camilo possa receber os trabalhadores e trabalhadoras para ouvir as demandas e anunciar medidas pontuou finalmente.

O Secretario Elcio Batista afirmou que o Governo tem o compromisso do dialogo, que vai continuar recebendo os movimentos e buscando soluções para as pautas. Assegurou levar as reivindicações ao governador, comprometendo ainda marcar as audiências com os Secretario num prazo de quinze dias para esmiuçar a negociação da pauta.

 Participou da Audiência com o Secretario, agricultores e agricultoras, lideranças representando a região do Jaguaribe, Cariri norte, Cariri leste, Centro sul e Vale do salgado, Itapipoca, Maciço do Baturité e Serra de Uruburetama, Vereadores dos municípios de Várzea alegre, Redenção e Jucás.

Veja pauta na integra na aba ‘’Pauta 2015’’ em nosso blog: http://fetrafcearacut.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas notícias